quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Subida ao Pau

Pelos vistos é um jogo tradicional feito em vários sítios, no seguimento das festas da S. Assunção cá na terrinhas fez-se ontem. Andava á uma meia dúzia de anos a tentar ir ver este espetáculo e por um motivo ou por outro nunca conseguia ir. Como é óbvio com tantos anos de suspense uma pessoa vai criando expectativas. Eu já sabia as condições básicas que passo a explicar, um homem previamente inscrito tem que subir ao cimo de um pau enorme de madeira. No topo encontram-se pendurados vários alimentos que constituem a ceia de Natal. Isto era tudo bonito se o pau não tivesse cheio de sebo para fazer com que o homenzito demore meio século a lá chegar.
Perante esta coisas eu pensei que, coitaditos eles iam tentar, tentar, e tentar e volta e meia um ou outro ia cair. Mas não...
Aparece-me lá um sr. todo equipado que demorou uns 10 min a subir aquilo. A plateia estava em silêncio, só se ouvia o entusiasmo quando ele escorregava um bocadito. Era nítido que as pessoas queriam o mesmo que eu..SANGUE. Mas não houve. Só um homem é que subiu e arrecadou os prémios todos.
Eu acho que assim não vale mas pronto, não sou eu que faço a regras não é?
Mesmo assim gostei, entrei na fortaleza que nunca tinha entrado, comi pipocas (das de festas, com cores), ouvi umas músicas das tricanas...o resultado foi positivo.

Sem comentários: